Deslumbrante Arquivo Mental

Construção da Identidade

por: Ritamaria Aguiar

 

Dialética é o caminho entre as ideias, movimento para outras realidades, é igual à filosofia e a lógica, inerente à natureza das pessoas, ao conhecimento e à sociedade.

 

Como é construída a identidade e a história de cada pessoa?

As histórias e identidade de cada pessoa são construídas pela multiplicidade de sentidos e terminologias que atravessam a configuração do termo ao longo da história e expresso pela diversidade das áreas do conhecimento.

A identidade como produto de socialização e garantido pela socialização.  Identidade semelhante a uma singularidade, construída na relação com o outro; é o ponto de referência e de uma multiplicidade de papéis.

Ao longo de nossa vida, vamos reunindo vivências, detalhes e acontecimentos a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais, familiares e espirituais.  É também pensar sobre si, julgar-se a partir dos valores; através dessas relações que vão formando nossos conceitos de mundo, nossas preferências; constituição física e jeito de ser.

O processo da construção da identidade, bem como os elementos que o constituem tem um caráter dialético e dentro dessa perspectiva é interessante destacar as 4 leis da dialética segundo Gadotti:

– Tudo se relaciona

– Tudo se transforma

– Tudo passa por uma mudança qualitativa

– Tudo recorre a uma unidade e luta dos contrários

A compreensão dialética da totalidade significa não só que as partes se encontram em relação de interação e conexão entre si e com o todo, mas também que o todo não pode ser petrificado na abstrata situação das partes, pois o todo cria a si mesmo na interação das partes.

A única possibilidade para educar cidadãos críticos e reflexivos é a partir do método dialético; a memória resgata ordem e explicitar a desordem é o desafio da praxis; para aprender é preciso captar, guardar adequadamente, relembrar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *